Será defendida no dia 3 de outubro de 2025, às 14:00 horas, por videoconferência, a Tese de Doutorado intitulada “Pri4Gamers: Uma Abordagem para Apoiar a Integração da Privacidade no Design de Jogos Digitais”, da candidata ao título de Doutor em Computação – Mônica da Silva.
Link para defesa: meet.google.com/bip-rqce-hse
Pri4Gamers: Uma Abordagem para Apoiar a Integração da Privacidade no Design de Jogos Digitais
Resumo:
A indústria de jogos digitais experimenta um crescimento exponencial globalmente, com um aumento notável de 169% no número de estúdios brasileiros entre 2018 e 2022. Contudo, esses jogos frequentemente coletam vasta quantidade de informações pessoais e sensíveis, criando desafios críticos para a privacidade dos jogadores. Embora legislações como GDPR, LGPD, PIPL e CCPA existam para proteger esses dados, elas se mostram insuficientes por si só, pois as informações podem ser inferidas e os jogadores muitas vezes carecem de conhecimento, controle e acesso transparentes sobre seus dados. Para proteger a privacidade dos jogadores, é imperativo que os desenvolvedores integrem proativamente as questões de privacidade nas fases iniciais de criação do jogo (concepção e pré-produção). No entanto, muitos desenvolvedores não possuem conhecimento avançado em privacidade, necessitando de ferramentas e orientações específicas.
Nesse contexto, propomos a Pri4Gamers, uma abordagem concebida a partir de um mapeamento sistemático da literatura, que alinha princípios de proteção de dados de legislações como GDPR e LGPD com os conhecimentos da Engenharia Semiótica. Nossa abordagem visa apoiar os profissionais envolvidos na fase inicial de criação de jogos, promovendo uma reflexão aprofundada sobre a proteção da privacidade dos jogadores e instrumentalizando-os com uma nova perspectiva que considera as diversas estruturas que compõem os jogos (p. ex., elementos, mecanismos, tecnologias, serviços).
Para validar a necessidade e avaliar a eficácia da Pri4Gamers, foram conduzidos dois estudos empíricos. O primeiro estudo, compreendeu 08 entrevistas semiestruturadas com game designers, confirmou que a privacidade é raramente discutida ou formalmente integrada ao Game Design Document (GDD) na prática, e que os desenvolvedores carecem frequentemente de treinamento formal em legislações de proteção de dados. Esses insights qualitativos foram cruciais para refinar a abordagem, destacando a necessidade de guias práticos e exemplos concretos. O segundo estudo, um experimento quase-experimental com grupos com a de Abordagem Completa e grupos com a Abordagem Mínima, demonstrou a eficácia superior da Pri4Gamers: os grupos que utilizaram a abordagem completa alcançaram uma taxa de adequação de 69% na identificação e proposição de soluções para problemas de privacidade no GDD, em contraste com 60% dos grupos da abordagem mínima. Adicionalmente, os resultados indicaram que a abordagem completa capacitou os participantes a formular soluções mais sofisticadas e abrangentes. Ambos os estudos evidenciaram que a participação na pesquisa estimulou significativamente a reflexão sobre privacidade, e a avaliação dos participantes, utilizando o modelo TAM3, revelou uma boa utilidade percebida e com intenção de uso da Pri4Gamers, com consenso quase unânime (93-100%) sobre a relevância da privacidade no desenvolvimento de jogos.
Esta tese oferece uma contribuição prática e validada, capacitando designers a integrar a privacidade desde a concepção inicial do jogo, fomentando o desenvolvimento de jogos mais éticos, transparentes e em conformidade com as regulamentações de proteção de dados.
Abstract:
The digital games industry is experiencing exponential growth globally, with a notable 169% increase in the number of Brazilian studios between 2018 and 2022. However, these games frequently collect vast amounts of personal and sensitive information, creating critical challenges for player privacy. Although regulations such as the GDPR, LGPD, PIPL, and CCPA exist to protect such data, they prove insufficient on their own, as information can be inferred, and players often lack knowledge, control, and transparent access to their data. To safeguard player privacy, it is imperative that developers proactively integrate privacy considerations into the early stages of game creation (conception and pre-production). Yet, many developers lack advanced knowledge in privacy and require specific tools and guidance.
In this context, we propose Pri4Gamers, an approach designed based on a systematic literature mapping, aligning data protection principles from regulations such as the GDPR and LGPD with knowledge from Semiotic Engineering. Our approach aims to support professionals involved in the initial stages of game creation, fostering in-depth reflection on player privacy protection and equipping them with a new perspective that considers the various structures comprising games (e.g., elements, mechanics, technologies, services).
To validate the need for and evaluate the effectiveness of Pri4Gamers, two empirical studies were conducted. The first study, comprising eight semi-structured interviews with game designers, confirmed that privacy is rarely discussed or formally integrated into the Game Design Document (GDD) in practice, and that developers often lack formal training in data protection regulations. These qualitative insights were crucial for refining the approach, highlighting the need for practical guides and concrete examples. The second study, a quasi-experiment comparing groups using the Full Approach and groups using the Minimum Approach, demonstrated the superior effectiveness of Pri4Gamers: groups using the full approach achieved a 69% adequacy rate in identifying and proposing solutions for privacy issues in the GDD, compared to 60% in groups using the minimum approach. Additionally, results indicated that the full approach enabled participants to formulate more sophisticated and comprehensive solutions. Both studies showed that participation in the research significantly stimulated reflection on privacy, and participant evaluation using the TAM3 model revealed good perceived usefulness and intention to use Pri4Gamers, with near-unanimous consensus (93–100%) on the relevance of privacy in game development.
This thesis provides a practical and validated contribution, empowering designers to integrate privacy from the initial conception of the game, fostering the development of more ethical, transparent, and regulation-compliant games.
Banca examinadora:
Prof. José Viterbo Filho, UFF – Presidente
Profa. Luciana Cardoso de Castro Salgado, UFF
Profa. Vânia de Oliveira Neves, UFF
Prof. Troy Costa Kohwalter, UFF
Prof. Roberto Pereira, UFPR
Profa. Milene Selbach Silveira, PUCRS

Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrando em Computação. Palestrante e Professor de Inteligência Artificial e Linguagem de Programação; autor de livros, artigos e aplicativos. Proprietário dos portais ia.pro.br, ia.bio.br, ec.ia.br, iappz.com, maiquelgomes.com, ai.tec.re, entre outros.
Apaixonado pela vida, pelas amizades, pelas viagens, pelos sorrisos, pela praia, pelas baladas, pela natureza, pelo jazz e pela tecnologia.